Mesmo que não conheça por nome, você provavelmente já deve ter se deparado com alguns dos padrões que citarei aqui, os Dark Patterns (Padrões Obscuros), são interfaces projetadas para enganar o usuário e fazer com que ele tome uma decisão no qual ele não pretendia seguir. Elas são projetadas visando atingir os objetivos de negócio de uma empresa, e por sua vez, deixando de lado a empatia e ética citadas no último post.
O UX Designer Harry Brignull criou em 2010 um site chamado darkpatterns.org listando uma série de exemplos de como são utilizados esses padrões. Hoje irei mostrar os três principais com qual você já deve ter se deparado.
Anúncios disfarçados (Disguised ads)
Essa é talvez a prática mais comum de se encontrar. São aqueles anúncios disfarçados como botão ou outro tipos de conteúdo de navegação com a intenção que você clique neles, como por exemplo, ao entrar no Youtube, por muitas vezes o primeiro vídeo a ser exibido é na verdade um anúncio, ou em sites de download de softwares, os anúncios simulam um botão de Download, levando o usuário para um caminho totalmente inesperado.

Confirmar vergonha (Confirmshaming)
Geralmente essa prática é utilizada com a intenção de fazer com que o usuário se sinta culpado ou envergonhado ao realizar determinada ação, como quando o usuário busca recusar recebimentos de e-mails e ofertas, desinstalar softwares ou excluir sua conta.

Roach motel
Nesse modelo o Design torna muito fácil a entrada em algo, mas torna muito difícil sair dela. Como por exemplo um serviço de assinatura premium, onde para criar uma conta e assinar você provavelmente criará sua conta com um simples formulário e já estará pronto para colocar seus dados e começar a pagar pelo serviço, mas no momento de cancelar será uma enorme busca.

Conclusão
Usuários não gostam de ser enganados e utilizar de Dark Patterns na tentativa de manter boas métricas de negócio pode acabar saindo como um tiro pela culatra e tornando seu produto uma referência ruim de usabilidade e negócio.
Para acompanhar alguns exemplos relatados pelos próprios usuários, você pode acompanhar a hashtag #darkpattern no Twitter.