Quando abordamos os objetivos de UX Design, é comum ver definições que envolvem ajudar os usuários a atingir seus objetivos de uma maneira simples. Isso coloca como principais valores a empatia, usabilidade e ética, que sim, são importantes, mas a menos que você esteja fazendo trabalhos educacionais, de pesquisas ou atuando em empresas sem fins lucrativos, os objetivos do usuário são sim importantes, mas secundários.
O papel de UX Designer, e principalmente, Product Designer é ajudar o negócio a crescer, geralmente melhorando métricas cruciais do negócio: taxas de atração, conversão e retenção. Em outras palavras, UX/UI é criar uma ponte entre negócios e clientes, ajudando uma empresa a atingir seus objetivos através de uma boa e memorável experiência de seus clientes.
Encontrando um equilíbrio entre as partes
Uma página de produtos bem estruturada e com informações claras pouparia muita dor de cabeça na vida do usuário e ainda sim teria boas taxas de conversão. Afinal, vai me dizer que você teve a frustração de encontrar um produto na internet e só poder calcular o frete na última etapa do carrinho, quando já criou sua conta e preencheu quase todos os dados?!
Mas, por exemplo, tornar fácil demais um fluxo para cancelar uma assinatura trará um alívio para um usuário insatisfeito, o que também traria um aumento nas taxas de cancelamento, fazendo com que a empresa perca dinheiro. E isso não significa esconder a sete chaves o cancelamento da assinatura.
O papel de um Product Designer é encontrar a melhor forma de equilibrar ambas as partes, por exemplo, facilitando o cancelamento de assinaturas, ao mesmo tempo que busca entender e solucionar os motivos que estão levando as pessoas a cancelarem, a fim de oferecer soluções e mantê-los no produto.
E não menos importante
Evita projetar soluções consideradas “Dark Patterns”, ou seja, soluções boas para o negócio, mas ruins para o usuário. Isso ocorre muito em produtos focados para apostas, entre outros – onde eles exploram as fraquezas humanas na tentativa de alcançar os objetivos de negócio com mais facilidade.
Por exemplo, “Confirmshaming”, é uma tentativa de fazer o usuário se sentir culpado ou envergonhado ao recusar uma oferta.
Seu papel na área de produtos digitais é encontrar soluções que estejam em equilíbrio entre objetivos de negócio e usuário, e que ainda sim se mantenham de acordo com valores que você considera importantes.